quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OLÍMPIOS CAMPOS

Seculo:XX
Autor:Claudio Vieira
Técnica:Carvão sobre tela
Forma de Aquisição:Compra
Olímpio Campos foi um dos grandes políticos sergipanos que morto assasinado na praça XV no Rio Janeiro em 1906 por Vingança de Murilo de Fausto Cardoso.
Biografia do autor: Olímpio de Souza Campos, filho do Coronel José Vicente e Souza e de D. Porfiria Maria de Souza Campos, nasceu no engenho Periquita no município de Itabaianinha em 25 de julho de 1853, Iniciou os seus estudos em Itabaianinha, depois estudou em Estância e em Lagarto. Entre 1866 e 1868, em Recife, fez os preparatório para a carreira eclessiástica.
Em 1873 concluiu nos Seminário da Bahia, o curso de Ciências Eclesiásticas, mas esperou quatro anos para ser ordinado padre, pois não tinha completado a idade mínima exigida.
Inciou a vida sacerdotal como coadjutor do vigário de Itabaianinha; depois foi vigário de Cristinápolis e em 1880 veio para a capital, onde foi pároco da catedral.
Militando na política desde a época do Império, quando foi Deputado Provincial e Deputado Geral atuou decisivamente na Repúbica, como Deputado Constituinte e Deputado Federal (1893 1897).
Tornou-se o político mais poderoso de Sergipe e entre 1900 e 1902 gorvernou o estado. Em 1903 foi eleito senador, mas não concluiu o mandato, por ter sido assasinado em 09 de novembro de 1906 no Rio Janeiro.
Postado pelas alunas Tassiana e Mayane 2ª ''A'' ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse espaço para fazer descrição da obra retratada.