domingo, 8 de agosto de 2010

De rosto colado


De rosto colado, upload feito originalmente por ver sergipe.

Autora: Hortência Barreto
Século: XX
Técnica: Óleo sobre tela
Biografia da autora: O trabalho da artista plástica Hortência Barreto sempre retratou com muita reflexão o ser humano, mais particularmente o corpo e o espaço em que ele se insere (convulsões de luz e cor, aquosidades, movimento, etc.), e naturezas-mortas. Essas relações intensas do corpo, sua desenvoltura e aspectos amorosos sempre estiveram ligados à passionalidade, ao romantismo e ao desejo.
Esses referenciais que amarram sua obra, desde as investidas acadêmicas até as suas mais recentes pesquisas formais, estão sempre em voga. O novo trabalho da artista sergipana mergulha na intensa busca de caracterização temática através do regional (nordestino) em cenas e personagens colhidos dentro do ciclo junino: noivas e casamentos, forrós, religiosidade popular, etc.
Essa temática, vem como o aspecto mais definidor de sua arte. É um passo mais decisivo dentro de sua caminhada, reflexão de uma preocupação tonal, cores vibrantes, traços intensos, cores tropicais aliados a tons pastéis, estampas florais, linhas mais despojadas e soltas, confluindo uma atmosfera mágica de sensualidade, esperança, romantismo e felicidade, a partir de uma visão pura e feminina.
Esses ditames tomam conta de sua temática e se tornam o objetivo mais constante da artista, ao invés de uma preocupação puramente estilística. O desejo é um fator causal e definidor, uma recorrência nesta fase da artista, expressão de personagens que se tornam ícones do trabalho, da alegria e da candura nordestinas.
Descrição: A cultura sergipana mostra-se enraizada no coração de Hortência Barreto. Capricho, elegância e graça são elementos peculiares para retratá-la com tanta intimidade. O folclore nativo assume destaque nos quadros, transmitindo o legado imortalizado às gerações atuais.
Alunos: Adriano e Michelayne ( 2° ano "A")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse espaço para fazer descrição da obra retratada.